sábado, 10 de janeiro de 2015

Este, esse ou aquele? Quando e qual deles usar?


Muitas vezes, quando estou escrevendo meus livros, deparo-me com algumas dúvidas.

Hoje falarei sobre este, esse e aquele. Você sabe qual a diferença?



Este, esta, essa, essaaquele e aquela são pronomes demonstrativos que marcam a posição de uma certa palavra em relação a outras palavras ou ao contexto.

Exemplos:
Quando o que é dito está perto da pessoa que fala:
Esta roupa que estou vestindo é muito bonita.
Quando o que é dito está longe da pessoa que fala:
Essa roupa que você usa é muito bonita.
Quando o que é dito está longe tanto da pessoa que fala quanto da pessoa que ouve:
Aquela roupa é horrorosa (A roupa poderia estar em um cabide, longe das duas pessoas do diálogo).

Eles também podem marcar um tempo próximo ou simultâneo à pessoa que fala.
Exemplo:
Estes têm sido os melhores meses do meu casamento.

Pode referir-se ao tempo:

Este ano está sendo bom para nós. (Refere-se ao ano presente)
Esse ano que passou foi razoável. (Refere-se a um passado ou futuro próximo)
Aquele ano foi terrível para todos. (Está se referindo a um passado ou futuro distante).


Além disso, podem indicar o que será dito ou o que já foi dito.

Exemplo:
Minha decisão é esta: não a deixarei partir.

Não a deixarei partir, essa é a minha decisão.



Portanto, podemos resumir desta forma: ESTE relaciona-se a quem está falando; ESSE, ao ouvinte; e AQUELE a algo ou alguém que esteja longe de quem fala e de quem ouve. É importante saber a diferença entre ambos, pois trocá-los pode transformar o significado de seu texto.
Fontes:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/este-esta-esse-ou-essa-como-usar



Nenhum comentário:

Postar um comentário