terça-feira, 3 de março de 2015

Erros Gramaticais Comuns

Boa noite!

Como eu disse, voltei a estudar na semana passada. Na primeira aula de português, a professora pediu aos alunos que respondessem algumas questões (para ver o nível do pessoal da sala).


Foram perguntas bem fáceis. Vejam:


  • A um mau cheiro no ar!

O erro dessa frase é a falta do verbo haver. Deveria ser "Há um mau cheiro no ar"!

  • Fazem cinco anos que ele foi embora.
"Fazem" é o que está errado. O verbo FAZER não vai para o plural quando tem sentido de TEMPO. O correto seria: "Faz cinco anos que ele foi embora".
  • Faziam dois séculos da Inquisição.
Como na anterior,o verbo FAZER não vai para o plural. Nesse caso, fica: "Fazia dois séculos da Inquisição". "Fazia" e não "Fez" porque, mesmo ambos sendo passado, um é pretérito perfeito e outro é pretérito imperfeito (falarei sobre os tempos verbais num outro post).
  • Houveram muitos acidentes nesse final de semana.
O verbo HAVER não vai para o plural no sentido de tempo e significando "existir". O certo é: "Houve muitos acidentes nesse final de semana".
  • Devem haver casos especiais.
Trata-se de uma locução verbal (quando dois verbos estão representando uma unica ação verbal). "Devem", quando com "haver" não vai para o plural. "Deve haver casos especiais".
  • Existe muitas esperanças de cura.
Mesmo que "have" tenha sentido de "existir", esses verbos não são conjugados da mesma maneira. O verbo EXISTIR pode sim ir para o plural. Logo: "Existem muitas esperanças de cura".
  • A professora pediu para mim fazer um trabalho.
Uma coisa que nunca devemos esquecer: MIM NÃO CONJUGA VERBO. "Mim" não surge antes de verbo, conjugando-o como o "eu" pode fazer. Nessa frase, o correto é: "A professora pediu para eu fazer um trabalho".
  • Entre eu e você está tudo terminado.
"Entre eu e você" é considerado deselegante. "Entre você e eu" é mais educado e com melhor sonoridade. Mas o correto na verdade é: "Entre mim e você está tudo terminado".
  • Há dez anos atrás terminamos.
Aqui existe uma redundância. "Há dez anos" já indica que é tempo passado, dispensando o uso do "atrás". "Há dez anos terminamos" ou "Dez anos atrás terminamos" seriam as expressões corretas.

Então, por hoje é só. Achei essas questões interessantes, porque muitas pessoas de fato falam coisas que acreditam ser corretas e não são.

Um grande abraço, qualquer dúvida pode perguntar. Talvez eu demore, ou tenha que pesquisara para responder, mas um dia eu respondo está bem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário