terça-feira, 16 de julho de 2013

Gramática - Prefixo e Sufixo

prefixo e sufixoPrefixo é um afixo que se adiciona à esquerda (no início) de uma palavra ou de um morfema.

Obs.: Morfema é um fragmento mínimo capaz de expressar significado ou a menor unidade significativa que se pode identificar.

Há diferentes tipos de prefixos:





Prefixos Latinos

São os prefixos de origem latina, e estes são alguns da língua portuguesa:
  • ab-, abs-, a- : indicam afastamento, separação, privação. Ex.: abdicar;
  • ante- : indica antecedência. Ex.: antevéspera;
  • bis-, bi- : repetição, duas vezes. Ex.: bimensal;
  • com-, co-, con- : companhia, concomitância (simultaneidade). Ex.: compadre;
  • des-, dis- : negação, ação contrária. Ex.: desarmonia;
  • ex-, es-, e- : antigo, separação, conversão. Ex.: esgotar;
  • multi- : ideia de "muitos". Ex.: multinacional;
  • pene- : quase. Ex.: penúltimo;
  • pluri- : ideia de multiplicidade, como multi. Ex.: pluricelular;
  • pre-, pré- : antes, acima. Ex.: prefixo;
  • semi- : metade, meio. Ex.: semicírculo;
  • ultra- : além de. Ex.: ultrapassar.

Prefixos Gregos

Os prefixos de origem grega são geralmente anexados em radicais gregos. Veja alguns deles:


  • ana- : inversão, decomposição. Ex.: anatomia;
  • anfi- : em torno de. Ex.: anfiteatro;
  • cata- : posição superior, movimento de cima para baixo. Ex.: catarata;
  • endo- : para dentro. Ex.: endovenoso;
  • exo- : para fora. Ex.: êxodo;
  • hiper- : superioridade, demais, excesso. Ex.: hipertensão;
  • hipo- : posição inferior, deficiência. Ex.: hipotenusa;
  • meta- : mudança, atrás, no meio, depois de. Ex.: metamorfose;
  • peri- : em torno de. Ex.: periferia.


Sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.

A maioria dos sufixos provém do latim ou grego, e são classificadas em nominais, verbais e adverbiais.

Veja alguns sufixos:


  • -ada, -agem, -al, -edo, -io : ideia de coleção, agrupamento. Ex.: boiada;
  • -aço, -aça, -orra, -arra, -ão : aumentativos. Ex.: narigão;
  • -acho, -ejo, -ela, -eta, -isco, -(z)inho, -im, -ola : diminutivo. Ex.: riacho;
  • -aria, -eria : coleção, repartição. Ex.: loteria;
  • -ário, -eiro, -dor, -sor, -tor, -nte : profissão, ofício, agente. Ex.: bibliotecário;
  • -ório : lugar, conjuntos. Ex.: dormitório.

16 comentários:

  1. Me ajudou muito. Eu agradeço...

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito.Obrigado pela ajuda..

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado me ajudou a estudar #estudandoparaprova

    ResponderExcluir
  4. UFA me ajudo muito com meu trabalho de português

    ResponderExcluir
  5. Obrigada me ajudou muito para o meu teste. =^_^=

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, está bem explicito e ajuda

    ResponderExcluir
  7. gnt me ajuda preciso de um prefixo e sufixo para a palavra terno , rijo e bruto alguem sabem ???

    ResponderExcluir